
UFRJ, FCF 836 - QUINTAS-FEIRAS, 17H-19H
Nota geral: devido aos temas abordados no curso, foi impossível nos atermos apenas à bibliografia em português - no entanto, avisamos que durante as aulas todas as citações relevantes usadas nos slides serão traduzidas para o português, de modo que é possível acompanhar o curso mesmo se a bibliografia em outros idiomas for um problema.
Recomendamos também, aos interessados em acompanhar a bibliografia recomendada, que iniciem as leituras antecipadamente, dada a variedade dos temas e sua dificuldade. Encontros adicionais podem ser agendados também para esclarecer ideias e textos complexos demais para destrinchar em aula.
1. Introdução geral
Calendário: 30/09/2021
Resumo:
Onde introduzimos o itinerário da pesquisa que resultou na problemática dessa disciplina e as hipóteses de trabalho que iremos desenvolver ao longo das aulas.
Leitura prévia:
Apolito, Aurora O problema da escala no anarquismo e o comunismo cibernético (parte 1 e parte 2)
Jameson, Fredric Mapeamento Cognitivo
Tupinambá, Gabriel et al Contribution to the Critique of Political Organization
Videos úteis:
STP, A Rough account of what we have been up to, for the benefit of others
2. a tectologia de alexander bogdanov: organizações
Calendário: 7/10/2021
Resumo:
Introdução geral ao projeto de Bogdanov: o que é "tectologia"? Que tipo de questões filosóficas, científicas e políticas justificam essa abordagem? Como Bogdanov compreende o que são organizações e qual a vocação de uma "ciência geral das organizações"? Quais seus principais conceitos?
Leitura prévia:
Bogdanov, Alexander Essays in Tektology, vol.1 (Introdução e cap.1 e 2)
Tupinambá. G Uma introdução contemporânea à Tectologia
Videos úteis:
STP, Essays in Tektology: What is an Organizational Science?
3. a fenomenologia objetiva de alain badiou: mundos
Calendário: 14/10/2021
Resumo:
À luz do projeto de Bogdanov, introduzimos a proposta de uma "fenomenologia objetiva", elaborada por Alain Badiou em seu livro Lógicas dos Mundos. Apresentamos seus principais conceitos - transcendental, mundo, lógica atômica, exposição relacional - para então investigar de que maneira os recursos formais que Badiou utiliza nos permitem avançar na elaboração de um ponto de vista tectológico.
Leitura prévia:
Badiou, Alain Lógicas dos Mundos (p. 451 - 454 e p. 569 - 598)
Maniglier, Patrice Le tournant anthropologique de Alain Badiou
Videos úteis:
Caron, JP & Tupinambá, Gabriel Curso completo de introdução ao Lógicas dos Mundos, semestre 1
Caron, JP & Tupinambá, Gabriel Curso completo de introdução ao Lógicas dos Mundos, semestre 2
4. O MATERIALISMO HISTÓRICO DE KOJIN KARATANI: modos de intercâmbio
Calendário: 21/10/2021
Resumo:
Uma vez munidos de uma abordagem objetiva e organizacional para a constituição transcendental
de mundos, analisamos a teoria dos "modos de intercâmbio", apresentada por Kojin Karatani em The Structure of World History como uma base alternativa para a compreensão da história das formações sociais. Apresentamos os quatro modos de intercâmbio elaborados pelo autor, suas formas de imbricação e relações com as diferentes escalas de agrupamentos humanos.
Leitura prévia:
Karatani, Kojin The Structure of World History (Introduction)
Videos úteis:
SGPP, Curso completo sobre Structure of World History
STP, The Logic of Historical Worlds
5. modelagem, organização e o papel dos formalismos
Calendário: 28/10/2021
Resumo:
Nosso intuito é combinar a pretensão da tectologia, as ferramentas e abordagem de Badiou e os insights de Karatani em um novo modelo para pensarmos mundos sociais - mas o que é um modelo e qual poderia ser o papel dos formalismos em uma teoria expandida das organizações? Retomando uma discussão de Badiou sobre o conceito de modelo - e sua continuação insuspeita na obra do biólogo teórico Robert Rosen - analisamos aqui com mais cuidado o uso que podemos fazer da matemática, e mais especificamente da teoria das categorias, em nossa pesquisa.
Leitura prévia:
Badiou, Alain O conceito de modelo (p.3-22, p.42-55)
Lazarus, Sylvain A antropologia do nome (Introdução)
Rosen, Robert Life Itself (Chapter 3)
Videos úteis:
STP, A sketch of a model for thinking political organizations
6. INTRODUÇÃO à teoria das categorias, 1
Calendário: 4/11/2021
Resumo:
A teoria das categorias é uma área extremamente vasta das matemáticas, aqui apresentamos brevemente algumas intuições fundamentais sobre a abordagem categorial, alguns operadores-chave - como morfismos, functores e diagramas comutativos - bem como algumas estruturas de interesse - locales, functores e topoi. Retomamos também as discussões sobre Bogdanov, Badiou e Karatani à luz do enquadre categorial.
Leitura prévia:
Badiou, Alain Mathematics of the Transcendental (introdução)
Cheng, Eugenia How to bake Pi: an edible introduction to the mathematics of mathematics
(Cap. 9, 10, 11, 12, 13, 14)
Lawvere, W. & Schanuel, S. Conceptual Mathematics: a first introduction to category theory (Cap. 1 e 2)
Riehl, Emily Infinity Category Theory Offers a Bird’s-Eye View of Mathematics
Videos úteis:
Cheng, Eugenia Category Theory in Life
7. INTRODUÇÃO à teoria das categorias, 2
Calendário: 11/11/2021
Resumo:
Continuamos aqui nossa introdução à teorias das categorias, focando agora na área de "teoria das categorias aplicadas". Introduzimos o conceito de "operads", a mereologia de constrangimentos, bem como uma comparação entre a lógica composicional e a cibernética. Nosso intuito é continuar o processo de aclimatação dos alunos com alguns dos conceitos e operadores formais que utilizaremos, e avançar também na compreensão do quanto o ponto de vista organizacional, de Bogdanov, pode ser capturado pela gramática categorial.
Leitura prévia:
Spivak, David & Fong, Brendan An invitation to applied category theory
-- -- -- Behavioural mereology
Coecke, Bob An alternative gospel of structure
Freitas, Violeta A Vida em Setas: Uma introdução à teoria das categorias aplicada
8. lógica da organização pelo valor, 1: valor, fetichismo e medida
Calendário: 18/11/2021
Resumo:
Todo o arsenal conceitual e formal das aulas anteriores serve, aqui, para introduzirmos uma leitura alternativa da teoria do valor de Marx. Nosso intuito é reconstruir a lógica do valor em termos categoriais que interpretamos, com auxilio da filosofia de Badiou, como a constituição de um mundo autônomo, onde mercadorias que aparecem umas para as outras. Focamos portanto na gênese da mercadoria-dinheiro e em alguns insights contra-intuitivos que essa abordagem autoriza.
Leitura prévia:
Marx, Karl O Capital, vol.1 (capítulos 1 a 7)
Tupinambá, Gabriel & Yao, Yuan A Primer on Political Phenomenology (Introdução e Conclusão)
9. lógica da organização pelo valor, 2: objetos capitalistas
Calendário: 02/12/2021 (remarcada)
Resumo:
Continuamos a reconstrução da crítica da economia política marxista apresentada no primeiro volume do Capital, introduzindo uma nova forma de distinção entre meios de produção e mercadoria-trabalho, de mais-valia absoluta e relativa, tipos de capital (usurário, mercantil e industrial), mobilizamos a ideia de "operads" para formalizar a lógica da produção mercantil e construímos o conceito de "trabalhador coletivo". Mais importante do que a reconstrução ponto a ponto da obra de Marx é exemplificar dessa maneira alguns princípios mais gerais dos mundos sócio-históricos compreendidos desde a tectologia.
Leitura prévia:
Marx, Karl O Capital, vol.1 (8 a 14)
Tupinambá, Gabriel & Yao, Yuan A Primer on Political Phenomenology
10. lógica da organização PELA RECIPROCIDADE
Calendário: 09/12/2021
Resumo:
Nosso foco aqui é na reconstrução da teoria de Karatani do modo de intercâmbio da reciprocidade utilizando as mesmas ferramentas que usamos para reconstruir o Capital, propondo as bases de uma teoria transcendental da afinidade - a partir de leituras combinadas da antropologia estrutural de Levi-Strauss e do perspectivismo estudado por Viveiros de Castro. Restrita a apenas uma aula, essa reconstrução é indicativa de um projeto maior, mas suficiente para estabelecer a possibilidade de uma abordagem tectológica da antropologia.
Leitura prévia:
Levi-Strauss, Claude Antropologia Estrutural (Cap.2)
-- -- -- Mitológicas 1: O Cru e o Cozido (Abertura)
Karatani, Kojin The Structure of World History (Cap. 1 e 2)
Viveiros de Castro, Eduardo A inconstância da alma selvagem (Cap 7 e 8)
Descola, Phillipe Além da Natureza e Cultura
11. lógica da organização pelO CONTRATO
Calendário: (aula suspensa)
Resumo:
Mais uma vez, expandimos nossa reconstrução "tectológica" da teoria de Karatani, em diálogo com a filosofia de Badiou. Agora focamos no modo de intercâmbio estatal, efetuado pela troca contratual. Restrito novamente a indicações gerais, exploramos a lógica da soberania, a teoria dos dois corpos do Rei, a relação entre Estado e logística e a constituição da lógica da propriedade privada, visando integrar esses conceitos a nossa gramática categorial.
Leitura prévia:
Bologna, Sergio Inside Logistics: organization, work, distinctions
Hobbes, Thomas Leviatã (XIII a XVIII)
Scott, James Seeing like a State (Cap.1 e 2)
12. mundos sócio-históricos, 1: conceitos e operações
Calendário: (aula suspensa)
Resumo:
Temos agora uma compreensão geral da abordagem teórica e das ferramentas formais que nos permitem avançar na teoria organizacional de mundos sócio-históricos, compostos - seguindo as indicações de Karatani e Badiou - como espaços complexos, determinados por diferentes lógicas transcendentais simultâneas. Nosso objetivo agora é considerar um mundo social enquanto imbricações dessas diferentes lógicas, focando em operadores de dominação de uma lógica sobre a outra, interdependência, transformações de escala e resolução, constituição de objetos complexos e lógica de perspectivas dentro desse espaço.
Leitura prévia:
Elson, Diane The Economic, the political and the domestic: businesses, states and households in the organization of production
Hoel, Erik When the map is better than the territory
13. mundos sócio-históricos, 2: experimentos situados
Calendário: (aula suspensa)
Resumo:
Uma vez estabelecida a teoria dos mundos sócio-históricos e alguns de seus operadores, podemos começar a explorar sua contraparte situada - uma teoria das organizações políticas. Definimos inicialmente uma tipologia de "sítios" dentro de uma situação complexa e examinamos algumas das maneiras como diferentes organizações podem intervir em diferentes aspectos de um mundo composto por múltiplos transcendentais. Introduzimos, por fim, a abordagem experimental para a organização política - desde o início antecipada como um dos objetivos principais do projeto tectológico.
Leitura prévia:
Sprott, Ben Experiments and Theories, a Fundamental model
Haraway, Donna Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo
Tupinambá, Gabriel & Paraná, Edemílson Arquitetura de Arestas (capítulo 7)
14. teoria da organização, 1: composição, inteligibilidade, interação
Calendário: (aula suspensa)
Resumo:
Entramos definitivamente na exploração de conceitos que, mantendo a compatibilidade com nossa teoria social geral, nos permitam repensar a natureza e potencial da organização coletiva. Nosso foco nessa aula é na elaboração de uma resposta ao desafio apresentado por Fredric Jameson em seu texto Mapeamento Cognitivo, demonstrando em que sentido podemos dizer que uma organização política é capaz de tornar inteligível aspectos da realidade social imperceptíveis desde outros pontos de vista - constituíndo, nesse sentido, um procedimento experimental.
Leitura prévia:
Barwise, Jon Surrogate Reasoning
Jameson, Fredric Mapeamento Cognitivo
Rosen, Robert How to design stable institutions
Snircek, Nick Representing Complexity (capítulos a definir)
15. teoria da organização, 2: organização, ambiente, ecologia
Calendário: (aula suspensa)
Resumo:
Continuando em nossa elaboração de uma abordagem tectológica para organização política, exploraremos os desafios de passar da lógica da intervenção política localizada para a esfera da economia política e dos problemas de coordenação de larga escala, tendo como termo mediador a ideia de ecologia de organizações. Utilizando o formalismo das "ópticas reparametrizáveis", elaborada como parte do projeto de "cibernética categorial", para tentar esclarecer as relações entre organizações, seus ambientes, e as condições para que uma malha organizacional passe de espaço interventor para o espaço interventivo de um mundo social.
Leitura prévia:
Cappuci, Matteo Open Cybernetic Systems I & II
Nunes, Rodrigo Neither Vertical nor Horizontal: a theory of organization (capitulos a decidir)